GRAMAS SINTÉTICAS COM DURABILIDADE E VERSATILIDADE DE USO.
BrasGrama
POLÍTICA DE QUALIDADE
Primar pela qualidade de nossos serviços e produtos, fazendo uso das melhores práticas e técnicas e o desenvolvimento de metodologias próprias de trabalho mantendo-as em continuo desenvolvimento, dedicando-nos para garantir o treinamento e aperfeiçoamento constante de nossa equipe. Saiba mais

Informações Técnicas Sobre Grama Sintética

Aqui você encontrará as principais informações para entender mais sobre grama sintética e suas aplicações. Acreditamos estar capacitando a escolher a melhor solução e serviço para o seu projeto:

• Nossas gramas podem receber a certificação FIFA 1 ou 2 estrelas, após a instalação, atendendo a todos os requisitos e testes necessários para este tipo de certificação. Infelizmente existem informações desencontradas a respeito desta certificação, que levam o empresário a acreditar que gramas podem ser certificadas. No entanto a FIFA esclarece que para se obter tal certificado, o gramado sintético é apenas uma das partes do processo. É necessário atender diversos fatores além da grama para se obter a certificação FIFA 1 ou 2 estrelas.

• A Grama sintética para prática do futebol deve obedecer às seguintes especificações técnicas:



Altura: Máxima 60 mm / mínima: 45 mm
Tipo de Base: Dupla ou Tripla para gramados certificados ou durabilidade estendida
Tipo de Sub base: Pedra brita graduada, pedrisco e pó de pedra
Tipo de lastro: Areia
» Altura máxima 12 mm / Altura mínima: 7 mm
Tipo de amortecimento: Borracha SBR ou EPDM ou TPE (Elastômero termoplástico) de 1,8 a 3mm
» Altura máxima 48 mm /Altura mínima: 30 mm
Tipo de filamento: Mono filamento com espinha


• Deve-se observar que existem 3 tipos de gramas sintéticas, cada uma com suas características específicas e o seu custo benefício:



Monofilamento com espinha (Stem):
» Maior durabilidade e resistência por filamento
» Melhor memória, após ser pisada retorna a posição original
» Boa resistência ao arrancamento de tufos

Monofilamento:
» Boa resistência ao arrancamento de tufos
» Boa durabilidade do filamento individual
» Boa memória, após ser pisada retorna a posição original

Fibrilada:
» Menor Custo
» Boa resistência ao arrancamento de tufos


• Gramas sintéticas para paisagismo devem ter as seguintes especificações técnicas:



Altura: Máxima 40 mm / mínima: 25 mm
Tipo de Base: Tripla
Tipo de Sub base: pedrisco e pó de pedra
Tipo de lastro: Areia rolada » Altura máxima: 1/4 da altura da grama
Tipo de filamento: mono bicolor ou tricolor


• A Grama sintética decorativa, por ser um produto com menos exigência sobre a sua superfície, é mais simples de instalar, obtendo uma boa relação entre instalação e seu uso. Nunca dispense as orientações de um especialista para que a aplicação seja de acordo com as melhores especificações técnicas.

• Resistência contra desbotamento e durabilidade: A Brasgrama mantêm parceria com instituições de pesquisa internacionais, realizando um rigoroso sistema de controle de qualidade para garantir a durabilidade, resistência aos raios U.V., descoloração, retenção de calor, características biomecânicas de superfície:

» São mais de 3000 horas de testes com diferentes simulações de clima e intensidades de raios solares U.V.

» Nosso teste de resistência e uso é desenvolvido para replicar como a grama sintética reage a longos períodos de uso simulando chuteiras em campo repetidamente por cerca de 30.000 ciclos.

» De acordo com os padrões FIFA nossos gramados sintéticos também são testados quanto a capacidade de rolamento da bola, absorção de choque e capacidade de rebote
.

Jamais aceite uma grama sintética sem as devidas garantias de que foram testadas e aprovadas por empresas licenciadas. Converse com um de nossos técnicos para maiores informações. Entre em contato.
A Sub-base
A sub-base de qualquer campo sintético deve ser projetada para corresponder aos seguintes critérios:



1 Deve ser capaz de suportar e transmitir a carga de todos os veículos, maquinários, equipamentos e material que serão usados na construção, sem causar deformação do terreno.

2 Depois de construído o campo, a sub-base deve ser capaz de suportar e transmitir todas as cargas depositadas na superfície de jogo sem deformação permanente ou de longo-prazo. Tais cargas originam-se principalmente dos jogos, jogadores e equipamentos e material de manutenção, como pequenos tratores e pick-ups.

3 Devem ser construídas de tal maneira que a água, seja de chuva ou do subsolo do terreno, seja drenada livremente através do material da sub-base, diretamente para o subsolo ou para o sistema de drenagem artificial.

Existem variações para atender necessidades específicas.

Consulte-nos para saber qual drenagem aplica-se ao seu gramado.

A Drenagem
Drenagem Linear

Pontos fortes:

» É fácil de construir;
» É relativamente barata;
» É rápido para construir;
» Podem ser adicionados pontos de verificação do dreno para eventual desentupimento.
» Adapta-se bem em climas chuvosos;





Fazer download do arquivo em pdf.

Pontos fracos:

» Não é adequada para campos oficiais grandes;
» Em casos de enxurradas ou chuvas intensas, pode acontecer perda de borracha pelas laterais;
» Drenagem mais lenta, maior demora para retorno ao jogo.

Consulte-nos para saber se esta drenagem aplica-se ao seu gramado.

Espinha de peixe
Espinha de peixe é um tipo comum de drenagem central para gramado sintético, sendo um método de simples instalação com grande durabilidade e resistência as interpéries do tempo. Possibilita fácil manutenção sem danificar a instalação do gramado, desde de que aplicado de acordo com as normas padrões.

Pontos fortes:

» É eficiente;
» Adapta-se bem em climas chuvosos;
» É adequada para campos oficiais;
» Podem ser adicionados pontos de verificação do dreno para eventual desentupimento;
» Retorno mais rápido ao jogo.

Pontos fracos:

» É mais cara;
» Mais lenta para construir;

Consulte-nos para saber se esta drenagem aplica-se ao seu gramado.

Fazer download do arquivo em pdf.

O Carpete
O tapete de grama é o ponto mais importante na construção de um ginásio com gramado artificial. Todos os itens contam e se a quadra for aberta os drenos e a inclinação do campo são fatores que podem levar ao sucesso ou ao fracasso de seu investimento.

Ao escolher o tipo de grama, você deve levar em consideração especialmente o tipo de esporte ou esportes que serão jogados no gramado. A partir desta informação, você pode decidir qual será a altura da grama, sua densidade e o tipo de filamento a ser usado. Os tapetes da Brasgrama forma desenvolvidos para atender diversos usos com configurações específicas.



A grama sintética Panfoot de fabricação da Brasgrama, é um produto adaptado às necessidades do Brasil e à sua maneira de jogar. Conheça as instalações da Brasgrama executadas pela Consport e Pantelas para sentir a jogabilidade deste gramado artificial.

Tome sua decisão baseado na razão, mas não esqueça o feeling: a Panfoot realmente proporciona excelente sensação de se jogar em gramado natural, ou até mais agradável.

A Areia
A areia utilizada nos gramados sintéticos atualmente tem seu uso restringido a lastro do gramado. Os primeiros gramados a utilizavam como forma de preenchimento e simulação da área de jogo natural, mas falhava em atender esta última expectativa. Ao contrário do que se intencionava, o jogo se tornava tenso e lento, os jogadores não usavam suas habilidades com receio de machucar-se.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a areia desceu e a borracha subiu. Quer dizer, a borracha estava embaixo do gramado atuando como amortecedor, agora ela sobe para a superfície, funcionando como amortecedor no gramado e aperfeiçoando a simulação de jogo em campo natural.

A areia deve ser arredondada, sem pontas cortantes, lavada e seca, com tamanhos bem definidos. A areia que não for lavada poderá carregar partículas muito pequenas que viriam a se agrupar com as chuvas, formando um bloco rígido. Isto impediria a passagem da água e deixaria o campo mais duro.

Ligue para a Brasgrama para saber quais as normas que regulam estes parâmetros.

A Borracha
A borracha utilizada nos gramados artificiais foi implantada a partir de um projeto de reciclagem dos tênis de um fabricante mundialmente famoso. É claro que a idéia também era de melhorar a superfície do gramado e diminuir a queimação que era comum nos tipos de gramados de primeira geração.

Foi uma idéia feliz, mas estava limitada aos parceiros da empresa. Logo outras empresas fabricantes e instaladores de gramados perceberam que ali estava uma grande sacada: baratear o custo de instalação, melhorar a questão ambiental e conseguir uma jogabilidade que se aproximava em muito à do gramado natural.

FIFA também percebeu que esta nova tecnologia melhorava muito as condições de jogo e tratou logo de criar um comitê para regular o tipo de borracha, filamento, resultados e durabilidade dos gramados - não dava mais para ignorar o avanço destes gramados, então o jeito era regulamentar.

Para saber quais as normas que regulam o tamanho e o formato da borracha para gramados com amortecedores incorporados (infill).

Sub-Camada Elástica
A tendência para as novas regras que entram em vigor para certificação de gramados sintéticos é a colocação da subcamada elástica. Esta camada colocada entre a sub-base e o tapete de grama não elimina a necessidade de lastro de areia e borracha, ao contrário, adiciona qualidade ao conjunto.

Por enquanto ela não é uma exigência, mas nos campos de maior qualidade ela está presente, inclusive no campo principal 2 estrelas do quartel general da FIFA em Zurique.

Conceitos da Construção
SUPERFÍCIES DE GRAMA SINTÉTICA

Uma superfície de grama sintética é via de regra uma construção em camadas permeáveis. Ela consiste de um revestimento de grama sintética preenchida ou não, podendo ter uma camada elástica de sustentação ligada e em algumas situações pode ser instalada sobre uma camada filtrante.

LOCAL DA CONSTRUÇÃO

O local da construção sustenta as cargas das camadas superiores e deve principalmente garantir que estas camadas sejam planas. O solo deve absorver a água de infiltração, ou deve ser construído um equipamento de drenagem para o canal de derivação. Ele é subdividido em subsolo e fundação.

SUBSOLO

O subsolo é o piso natural.

FUNDAÇÃO

A fundação é o local de instalação já pronto para receber a construção. Um aterramento às vezes pode ser necessário para nivelamento ou melhoria da capacidade de carga.

TERRAPLANAGEM

A terraplanagem é a superfície preparada para servir como fundo ou base de instalação, trabalhada tecnicamente com características como caimento e altura.

CAMADA FILTRANTE

A Camada filtrante é construída com grãos finos a fim de impedir a penetração de componentes finos na camada de sustentação.

CAMADA DE SUSTENTAÇÃO

Em superfícies de grama sintética a camada de sustentação é aquela composta de elementos minerais misturados, com ou sem agente aglutinante. Assegura a capacidade de carga e estabilidade do plano das superfícies de grama sintética. Em construções permeáveis escoa a água de precipitação através do revestimento protetor. Diferencia-se da camada de sustentação ligada (asfáltica) e da camada elástica de sustentação ligada.

CAMADA DE SUSTENTAÇÃO NÃO LIGADA


A Camada de sustentação não ligada é composta de uma ou mais camadas de grãos minerais com uma estrutura estável sem agente aglutinante. É a mais comum, também conhecido como sub-base de pedra brita graduada, pedrisco e pó de pedra.

CAMADA DE SUSTENTAÇÃO LIGADA

A Camada de sustentação ligada é aquela composta de uma ou mais camadas cuja Estrutura mineral foi estabilizada com um agente aglutinante (como cimento, asfalto ou resina.

CAMADA ELÁSTICA

A Camada elástica é uma camada composta de material permanentemente elástico, que assegura a flexibilidade das superfícies de grama sintética. Podem ser usado pneus picotados em pedaços grandes para conferir a elasticidade.

REVESTIMENTO DO CAMPO COM GRAMA SINTÉTICA

O revestimento de um campo com grama sintética é confeccionado em pistas, semelhante a tapetes de poliamida (sintéticos). Os materiais utilizados são fios de grama sintética, fibra de fiação ou filamentos contínuos. As superfícies de grama sintética são confeccionadas por meio de tufagem, costura, looping (Bouclè) ou tecelagem.

A FUNÇÃO ESPORTIVA

A função esportiva é a característica das superfícies de grama sintética que as destina à aplicação das diversas técnicas de esportes para evitar os grandes riscos no esforço do aparelho de movimentação e do alto consumo de energia (cansaço) do atleta. Para a função esportiva aplicam-se principalmente as exigências:

» Deformação da borda;
» Reação à fricção no deslizamento e valor da fricção no deslizamento;
» Superfície;
» Quantidade de água absorvida.

A FUNÇÃO PROTETORA

A função protetora é a característica das superfícies de grama sintética que alivia o stress no aparelho de movimentação do esportista em jogos com bola ou corridas, assim como para a diminuir o perigo de machucados nas quedas.

Inclinação Típica Transversal
Confira neste diagrama os gradientes máximos para quadras de grama sintética, de acordo com as normas FIFA e UEFA.

Fazer download do arquivo em pdf.

Perguntas Frequentes


1. Quero fazer uma quadra, por onde eu devo começar?

Uma vez que você já decidiu sobre seu investimento, o próximo passo será encontrar um terreno apropriado.

2. Quanto custa montar uma quadra?

A aplicação do seu negócio pode variar muito de acordo com o tamanho do terreno e de quanto você está preparado para investir. Consulte nossos vendedores para saber com mais segurança.

3. Quais as medidas de um campo de futebol 7 society?

As medidas oficiais para futebol 7 society são:

Mínimo 25,00 x 45,00 – Maximo 35,00 x 55,00 metros.
Estas medidas são para as quadras que irão receber jogos estaduais e nacionais.
Se você não tem a intenção de abrigar jogos de campeonatos oficiais, as medidas podem se ajustar ao seu terreno.

4. Uma quadra de futebol 7 society em grama sintética exige manutenção?

Todo investimento necessita manutenção e o gramado sintético não é diferente.

No entanto, um campo em grama sintética usa pouca manutenção comparado com outros investimentos do mesmo nível. A Brasgrama oferece um manual de manutenção gratuitamente que você pode baixar visitando a página [Depois de construir].

5. A Brasgrama oferece alguma assistência antes da aquisição?

Sim, oferecemos ampla acessoria gratuita para aquisição da quadra e se não pudermos atendê-lo, indicaremos um profissional competente de nossa confiança.

6. Existe alguma forma de financiamento? Como faço para obter um financiamento?

Sim, cada proposta de parcelamento feita por nossos clientes é estudada cuidadosamente, no entanto não possuímos financiamentos em longo prazo. Também orientamos para alguns bancos que disponibilizam linhas de créditos para empresários e que poderão ser utilizadas na aquisição da quadra.

7. Qual o tempo de construção de uma quadra de futebol 7 society?

Uma quadra aberta pode ser construída em 50 dias úteis, enquanto que uma quadra coberta será construída em 70 dias úteis – se as condições climáticas assim permitirem.

8. Qual a vida útil e quanto tempo de garantia a Brasgrama oferece?

Diversos fatores influenciam a duração de um gramado artificial. A BrasGrama oferece acessoria completa grátis para garantir que seu gramado irá durar de oito a dez anos. Comece baixando o documento "Manutenção em gramados artificiais".

9. Qual o tamanho de um terreno para este tipo de projeto?

O tamanho do terreno deverá levar em consideração as medidas da(s) quadra(s), e as facilidades que se pretende oferecer, como vestiários, lanchonete, churrasqueiras, etc. Verifique se a prefeitura local exige estacionamento e qual a quantidade de vagas para o tamanho da quadra.

10. A grama que a Brasgrama comercializa é nacional ou importada?

A Brasgrama produz no Brasil e na China e é comercializada como Panfoot®.

11. Qual o tipo de piso (base) para instalação da grama sintética?

Desenvolvemos um piso chamado de piso drenante. Este piso é construído com 03 camadas: saibro, brita graduada e pó de brita. Em torno deste piso é construído uma viga de concreto, o baldrame que margina todo o piso e os drenos necessários.

12. E quanto à preparação do terreno, como terraplenagem, aterro e etc.?

A BrasGrama está preparada para oferecer o tratamento completo do terreno, desde desmatamento ou demolição até as chaves do complexo esportivo. É só nos dizer o que você quer.

13. Qual o retorno, quanto tempo eu preciso para recuperar o investimento?

Quanto mais infra-estrutura seu investimento tiver, mais rápido será o seu retorno. Por isso planeje com cuidado quanto pode investir e ofereça logo de início um complexo esportivo completo.
Por exemplo, ao invés de oferecer três quadras sem lanchonete, ou com um estacionamento mal feito, tenha duas quadras, lanchonete e estacionamento únicos.
Outros fatores que influenciam a rapidez de retorno incluem mas não estão limitados a quantidade de locações, quadras cobertas ou abertas, playground, atividades para toda a família, como mesas de ping-pong, pebolim, etc.

14. Qual a altura da grama sintética ideal?

Como o sistema combo em gramados ainda é recente, existem controvérsias quanto à melhor altura. A Brasgrama, unindo sua experiência à da Pantelas e da ConSport, aconselha a altura de 50 mm, pois alia economia e simulação muito próxima da jogabilidade do gramado natural.

15. Qual o consumo de energia de uma quadra?

O Consumo de energia elétrica de uma quadra pode variar muito em função do tamanho, quantidade de jogos, estação do ano e horário de jogos. No entanto, pode-se ter por base uma quadra de 1.100 m² com todas as lâmpadas acesas por quatro horas, verifique com seu fornecedor de energia elétrica qual seu custo local. Lembre-se que lanchonetes, churrasqueias e outros ambientes também consomem energia.

16. A grama sintética pode ser instalada ao ar livre ou tem que ser coberta?

A grama sintética pode ser instalada tanto em local fechado como aberto.

17. A garantia é a mesma para a grama sintética em quadras cobertas e abertas?

O fator predominante de desgaste da grama não é a exposição a intempérie mas ao uso e à manutenção, por isso a garantia é a mesma para locais abertos ou cobertos.

18. Posso retirar a grama sintética de um campo e instalar em outro local?

Sim, é possível mudar um gramado de lugar. A Pantelas oferece toda a mão de obra necessária para montar, desmontar, substituir ou transferir não só a grama sintética, como toda quadra.

19. Vocês constroem quadras e/ou fornecem grama sintética em outro estado?

Sim. Além do Paraná, temos quadras construídas por todo país e no exterior.

20. Pode-se praticar outro esporte, como tênis e vôlei, ou somente futebol?

Com alguns cuidados e com um projeto bem feito a grama sintética Panfoot BR pode ser utilizada na prática de diversos esportes, além de poder ser aplicada em playground, shoppings, paisagismos, etc.

21. Qual o tipo de calçado adequado para utilizar em jogos na grama sintética?

As empresas do ramo de artigos esportivos desenvolveram tênis e chuteiras apropriadas para pratica do esporte na grama artificial, os de solados brancos.

22. Como é feita a demarcação?

A demarcação é feita com a própria grama sintética de cor branca, não sendo necessário o uso de tintas, fitas de demarcação, etc.

23. Existem outras cores de grama sintética?

A Brasgrama oferece as 03 cores básicas: verde, branca e vermelha, além de possibilitar a fabricação de outras cores.

24. É possível trocar somente uma parte da grama sintética?

A substituição da grama pode ser feita em toda quadra ou em locais mais afetados ou danificados, como por exemplo, nas áreas de gol e meio de campo.

25. Posso adquirir somente a grama, sem instalação?

Sim. Adquirindo somente o produto sem mão de obra, você terá toda a acessoria que precisa para instalar a grama sintética de forma adequada.

26. É necessário adicionar borracha granulada com o tempo?

Pode ser necessário adicionar borracha, dependendo do uso, da manutenção e local de instalação da quadra. A borracha além de amaciar a grama sintética e amortecer quedas dos atletas, serve para evitar o atrito direto entre as chuteiras e a grama, por isso é essencial ao conjunto na quantidade certa.

27. Qual o produto que eu devo utilizar para limpeza da grama sintética?

Para limpeza ultiliza-se vassourões de pelo duro podendo até mesmo ser lavada com detergente neutro. Leia o Manual de Manutenção de Gramados sintéticos, publicado neste site.

28. Quantas horas um gramado sintético pode ser por dia?

24 horas por dia.

29. O gramado sintético pode ser usado se estiver chovendo?

Com o sistema de drenagem do campo funcionando corretamente, é possível jogar com chuva.

30. Queda na grama sintética pode causar algum tipo de lesão?

Toda queda pode produzir lesões e em grama sintética não é diferente. No entanto, pelas características dos gramados modernos, as lesões por quedas são menos freqüentes do que em gramados naturais. Os fios não ao abrasivos e a borracha amortece a queda mais do que o solo de terra natural.

31. Posso instalar a grama sintética em um espaço pequeno, como meu quintal?

Sim. A grama sintética Panfoot Br pode ser instalada onde sua imaginação mandar, como no quintal de sua casa, loja, etc.

32. Tenho um campo em grama natural e gostaria de instalar grama sintética nas áreas de gol, é possível?

Sim. A Pantelas tem experiências muito positivas na união da grama sintética com a grama natural. Entre elas a instalação da grama sintética Panfoot BR nos recuos do campo de futebol do estádio Joaquim Américo, de propriedade do Clube Atlético Paranaense.


Medidas Oficiais
Clique abaixo para fazer o download dos arquivos PDF com as medidas oficiais para a construção de campos de futebol:

   » Campo Oficial 11


   » Society 5-a-5


   » Society 6-a-6


   » Society 7-a-7


   » Comparar tamanhos de campos


A chave é o Torneio
Nunca desista de angariar novos clientes para seu complexo esportivo. Montar torneios é uma ótima maneira de atrair espectadores e amantes do esporte para seu investimento.

Os torneios podem ser somente entre os times de sua escola de futebol, entre os times de seus clientes, entre as empresas que locam horários mensalmente, ou até mesmo entre os complexos esportivos concorrentes. Os locais das partidas das duas primeiras chaves são decididos na moeda, mas as finais são jogadas na quadra que têm maior pontuação.

Aqui você pode baixar uma planilha para organizar seu campeonato.

Fazer download da planilha.

Dez Alternativas à Locação
Está mantendo seu complexo esportivo somente com locações? Sabia que existem muitas alternativas para as locações para jogo de futebol?

Uma quadra com Panfoot pode durar vários anos quando cuidada adequadamente. Isto considerando-se o uso diário de 8 horas. Mas nem sempre temos clientes procurando o ginásio para locar as 9:00h ou as 15:00h. Veja abaixo algumas alternativas para a locação básica para futebol:

1 Montar uma escolinha de futebol para crianças com horários de manhã e a tarde. Procure os clubes e indústrias de sua cidade e firme uma parceria, usando o nome do time e suas instalações. Ofereça descontos para os filhos dos funcionários das indústrias conveniadas.

2 Alugue seu gramado para escolas particulares ou mesmo do estado. Muitos deles não têm locais adequados para a prática de esportes, mas você tem. Não ignore este potencial.

3 Não se esqueça de montar uma lanchonete. Se ela oferece acesso aos transeuntes, será melhor ainda.

4 Promova seu espaço para festas de aniversários. Por que ficar sentadinhos ouvindo música para crianças se você tem um espaço perfeito para correr, brincar e jogar bola. Pense na possibilidade de adquirir uma cama elástica e um ou outro brinquedo que chame a atenção, como um colchão de ar.

5 Com todo o espaço que seu ginásio tem você pode locá-lo para eventos sociais e profissionais de final de ano e de confraternização.

6 Organize campeonatos! Entre os times que freqüentam o ginásio, entre as torcidas, entre empresas e entre os times campeões de todas as quadras de futebol 7 society!

7 Faça um horário para preparação física da terceira idade. Mas atenção: certifique-se que seu preparador físico é graduado e que tem conhecimentos na área de preparação física para idosos.

8 Faça um horário para a preparação física para portadores de necessidades especiais. Seja criterioso na escolha de seu profissional e você terá um ginásio referência na cidade.

9 Faça contratos com empresas para que os funcionários tenham um horário fixo com seu ginásio.

10 Considere a aquisição de uma TV de 62" para ter um diferencial em seu ginásio. Ótimo para dias de jogos ou para mostrar os jogos que acontecem no seu gramado!

Não perca de vista seu investimento! Tire o máximo de proveito das quadras.

Escalação de Time Juvenil
Locar é preciso e planejar ainda mais. A sua escola de futebol deve ser organizada, oferecer vantagens sobre as outras e sempre promover jogos, é claro! Lembre-se de manter contato com os pais pelo menos uma vez por semana e ter atividades extras para seus alunos pelo menos 2 vezes por mês.

Faça aqui o download de uma planilha para escalação dos seus times e mande uma cópia para cada família participante.

Fazer download da planilha.

Manutenção da Grama
Baixe aqui um pdf com as informações necessárias para fazer a manutenção de sua grama sintética.



Fazer download do arquivo em pdf.

Organização das Locações
Agora que seu ginásio de esportes está construído, é muito importante que você mantenha um controle exato das locações. Nada pior que dois times chegarem no seu ginásio para usarem uma quadra no mesmo horário. Você terá não um, mas 28 clientes insatisfeitos!

Disponibilizamos duas alternativas gratuitas para este controle. Você pode baixar um modelo de ficha para locação aqui. Este modelo você imprime e ele será preenchido a mão.

Fazer download do modelo de ficha para locação.

A segunda é usar um calendário eletrônico que pode ser baixado gratuitamente, o Mozilla Sunbird. É bem simples de usar e bastante estável. Podem ser adicionados os feriados nacionais, fases da lua, estações do ano e outras datas para lembrá-lo de preparar eventos especiais.

Fazer download do Calendário Eletronico.

Brasgrama - Rua: Deputado Waldemiro Pedroso, 1534 :: Novo Mundo :: Fábrica 41 3288.3771 :: Loja 41 3314.5000
Curitiba | Paraná | Brasil
Copyright © - 2013 Grupo Pantelas. Todos os direitos reservados.