Foi-se o tempo em que a grama era utilizada somente em espaços para prática de esportes, como o
campo de futebol. Atualmente, o material ganhou áreas residenciais e aparece em trabalhos de paisagismo.
A grama pode ser utilizada, por exemplo, em
jardins em casa , inclusive em espaços ao redor da piscina e playground, tornando o ambiente melhor decorado e mais agradável.
Curiosamente, ao investir nesse tipo de trabalho em casa é comum se deparar com uma enorme variedade de tipos de grama, que são divididos em dois grupos: natural e sintética.
Mas, afinal, quais são as principais diferenças entre as gramas naturais e sintéticas e como escolher a versão ideal
para seu imóvel? Confira, a seguir, todas as informações sobre os produtos!
- Grama natural:
tipo que se caracteriza por proporcionar maior eficiência térmica, inclusive por ter manutenção complicada, exigindo gastos com mão de obra qualificada.

Além disso, a grama natural demanda despesas com podas e para regar frequentemente o material, aumentando as despesas com energia elétrica e água.
Quando cuidada corretamente, a grama natural proporciona um resultado bastante bonito. Existem diversos tipos usados no paisagismo e a melhor forma de escolher é contar com a ajuda de um profissional.
Dentre as opções disponíveis estão as gramas esmeralda (possui tonalidade intensa), bermuda (resistente a danos), coreana (usada em jardins residenciais) e batatais (folhas longas e cor verde clara).
- Grama sintética:
possui aparência semelhante à da grama natural, porém com benefícios especiais que fazem toda a diferença no projeto de paisagismo interno e externo de imóveis.
Um dos diferenciais da grama artificial é seu baixo custo, sobretudo de manutenção, já que possui maior durabilidade e está sempre bonita, minimizando gastos com reparos.
Esse tipo de grama não demanda a realização de podas e que seja constantemente regada, ajudando a economizar nas contas de água e energia elétrica mensais.
A grama sintética permite realizar trabalhos de paisagismo em regiões com clima desfavorável, mantendo a área com aparência sempre bonita, independentemente do tempo.
Assim como a grama natural, a sintética também possui diferentes versões. Converse com um profissional para saber qual é a melhor para seu projeto.